MORAL, PRUDÊNCIA E FIM UNIVERSAL EM KANT
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis
Autor: Heitor Nelson Ferreira
Resumo:
Neste trabalho aborda-se a questão que está nos escritos kantianos que propõem um único e mesmo fim da humanidade como a totalidade dos homens unidos sob o ideal de uma sociedade cosmopolita, como na Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita, e numa comunidade ética como n´A religião nos simples limites da Razão. A moralidade é pressuposta como fundamento para realização do fim humano em ambos os textos. Ora, em Kant agir com interesse a fins não está dentro dos requisitos da moralidade, que deve proceder com o princípio da incondicionalidade sem referir-se a propósitos. Logo, esboça-se aqui, grosso modo, uma possível interpretação de como é possível conciliar a proposta de um fim para a humanidade com a ideia de que a autonomia não deve orientar-se por fins.
Abstract:
This paper propose answers to the problem that is revealed in the kantian writings that determines the end of humanity as the totality of men united under the ideal of a cosmopolitan society, as in the Idea for a universal history with a cosmopolitan aim, and an ethical community as in Religion in the simple limits of Reason. Morality is presupposed as the basis for achieving the end in both texts. Yet in Kant the acting with interest for ends is not within the requirements of morality, which must proceed with the principle of unconditionality without referring to purposes.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p265-281
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10626
Palavras-Chave: Moral, Prudência, Fim universal, Incondicionado
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions