HERMENÊUTICA, CRÍTICA DA IDEOLOGIA E RECONSTRUÇÃO: SOBRE AS CRÍTICAS DE HABERMAS A GADAMER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Felipe Ribeiro

Resumo:

O artigo busca reconstruir e avaliar as críticas endereçadas por Habermas contra Gadamer, quando da controvérsia entre ambos, no fim dos anos 60. As críticas de Habermas são duplas. Por um lado, veremos que ele aponta a presença de um momento falseável no conceito hermenêutico de consciência histórica, já que expõe que a tradição não é, como quer Gadamer, resultado do livre consenso, mas uma forma distorcida de comunicação, fato este só diagnosticável por uma “sociologia da atualidade”. Por outro, teremos um momento normativo da crítica, que busca mostrar que uma vez que o critério normativo do consenso possível não é mais a tradição, ele terá antes seu lugar nas regras formais pressupostas intuitivamente por todo falante competente, o que será material das assim chamadas “reconstruções racionais”. Em ambos casos, Habermas busca empreender uma crítica imanente à hermenêutica de Gadamer, isto é, busca elaborar suas virtudes críticas para além de seus quadros referenciais. Veremos, no entanto, que não deixa de haver certa tensão entre ambos momentos, pois enquanto a “sociologia da atualidade” proposta por Habermas ainda se encontra muito próxima do programa de conhecimento e interesse, que busca reconstruir um contexto objetivo a partir do nexo entre linguagem, dominação e trabalho, o segundo texto, que antecipa a ideia de “reconstrução racional”, se afasta desse modelo, propondo uma abordagem teórica da linguagem que retoma pretensões teóricas fortes e não ligadas imediatamente à práxis, o que pode ser visto como uma certa recaída aquém de um paradigma hermenêutico.

Abstract:

This article aims to reconstruct and evaluate Habermas’ critiques against Gadamer from a double perspective. On the one hand, Habermas points to a falseable moment in Gadamer’s concept of tradition, nammely that tradition is not, as Gadamer thought, the result of free consensus, but a product of distorded forms of communication, a fact that only a sociology of the present times could expose. On the other hand, Habermas advances a normative critique that shows that the criterium for the recognition of distorted forms of communication is rather to be found in the formal rules presupposed by every competent speaker and not on his dependency on tradition contexts. In Habermas’ later theoretical developments, this criterium will be the subject matter of the so called “rational reconstructions”. In both cases, Habermas advances an immanent critique against Gadamer, that is, a critique that seeks to work hermeneutics’ critical virtues out of its framework However, we will see that there is an internal tension between both moments, for Habermas’ sociology of present times remains connected to Knowledge and human interests’ program of reconstructing an objective context by means of categories such as language, labour and domination, while the idea of a “rational reconstruction” steps away from such program, favouring a more teorethical approach to language that advances strong claims non context dependent that could be seen as a fall back behind a hermeneutical paradigm.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p409-443c

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10634

Palavras-Chave: Habermas, Gadamer, Hermenêutica, Crítica da ideologia, Reconstrução

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions