IMAGINAÇÃO EM SARTRE E BACHELARD

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 30 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Sandra Regina Simonis Richter; Felipe Augusto Kopp

Resumo:

Este artigo contrasta as abordagens fenomenológicas de imaginação em Jean-Paul Sartre e em Gaston Bachelard para problematizar a longa tradição filosófica ocidental de desqualificação da imagem, a qual exclui do campo do conhecimento a dimensão do sensível. Ambos os filósofos contribuíram para negar a psicologização da imagem ao retirá-la da sujeição da percepção e da memória, porém, o realizaram com consequências opostas na relação entre a imaginação e o conhecimento. Se Sartre relaciona a imaginação a um ato de nadificação do conteúdo da percepção e descreve a intencionalidade da consciência imaginante a partir da referência do objeto sobre o fundo de sua ausência, Bachelard a descreve como dinamismo organizador da percepção ao afirmar a autonomia realizadora da imaginação como evento de linguagem. O que emerge, no contraste entre ambas as fenomenologias da imaginação, é a interrogação pela concepção de linguagem como representação dos aspectos observáveis e conhecidos do mundo, dada pelo privilégio da visão nas teorias do conhecimento.

Abstract:

This article contrasts the phenomenological approaches to imagination of Jean-Paul Sartre and Gaston Bachelard to problematize a long western philosophical tradition of image disqualification, a type excluded from the field of knowledge by the perspective of the sensitive. Both philosophers have contributed to denying the psychologization of image and removing the condition of perception and memory, yet doing so by opposite conclusions in the relationship between imagination and knowledge. If Sartre relates imagination to an act of nothingness and shows the intentionality of imaginative consciousness from the object's reference to the depth of its absence, Bachelard describes it as the organizing dynamism of perception and the actual realization of imagination as a result of language. In case of an emergency, no contrast between properties as phenomenology of the imagination is questioned by presentational language as part of the observable and known aspects of facts provided by the privilege of vision in the theories of knowledge.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n30.04.p38

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9620

Palavras-Chave: Imaginação, Jean-Paul Sartre., Gaston Bachelard, Fenomenologia

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