CORRELACIONISMO E SUBJETALISMO DE MEILLASSOUX COMO CHAVE DE LEITURA DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA FRANCESA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 30 (2019) • Revista Kínesis
Autor: Thiago Luiz de Sousa
Resumo:
A história da filosofia é marcada por eventos singulares que servem de base interpretativa para compreensão do pensamento de um grupo ou de uma época. Neste sentido, esse estudo trata de modos de classificação e tipologia da filosofia contemporânea, em particular da filosofia contemporânea francesa. Partindo das caracterizações já tomadas como canônicas, em especial a de giro linguístico (linguistic turn), apresentada por Michael Dummett em "Origins of analytical philosophy", e a de giro teológico (theological turn), apresentada por Dominique Janicaud em "Phenomenology and the 'theological turn': the French debate", pretende-se interrogar em que medida os conceitos de correlacionismo (corrélationisme) e subjetalismo (subjectalisme), apresentados por Quentin Meillassoux em "Après La Finitude: Essai sur la Nécessité de la Contingence" e em "Interação, reiteração, repetição - Uma análise especulativa do signo desprovido de sentido", podem superar as lacunas daquelas. Com isso, almeja-se uma complementação do esboço feito por Alain Badiou sobre a história da filosofia contemporânea francesa em "A aventura da filosofia francesa no século XX".
Abstract:
The history of philosophy is characterized by singular events that serve as an interpretative basis for understanding the thinking of a group or of an epoch. In this sense, this work concerns the modes of classification and typology of contemporary philosophy, in particular of contemporary French philosophy. Starting from the characterizations already taken as canonical, in particular the linguistic turn presented by Michael Dummett in Origins of analytical philosophy, and the theological turn presented by Dominique Janicaud in Phenomenology and the "theological turn": the French debate, we intend to question to what extent the concepts of correlationism (corrélationisme) and subjectalism (subjectalism), presented by Quentin Meillassoux in Après La Finitude: Essai sur la Nécessité de la Contingence and in Interação, reiteração, repetição – Uma análise especulativa do signo desprovido de sentido, can overcome the deficiencies of the aforementioned ones. This is intended to complement Alain Badiou's sketch of the history of contemporary French philosophy in A aventura da filosofia francesa no século XX.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n30.09.p126
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9633
Palavras-Chave: Correlacionismo, Subjetalismo, Quentin Meillassoux, História da filosofia contemporânea francesa
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions