O GÊNIO DIDEROTIANO E A POÉTICA DAS MONTANHAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 29 (2019): Edição Especial - Estética e Filosofia da Arte • Revista Kínesis

Autor: Kamila Cristina Babiuki

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo caracterizar o conceito de gênio conforme os textos de juventude de Denis Diderot. Procedendo com a análise de obras dos anos 1740 e 1750, sobretudo os "Diálogos sobre o Filho natural" (1757), veremos como a ideia de gênio é representada pela união de características que, à primeira vista, podem parecer inconciliáveis.

Abstract:

This article aims to characterize the concept of genius as presented by the philosophy of Denis Diderot in the first half of the eighteenth century. Through the analysis of texts from the 1740s and 1750s, especially the Entretiens sur le Fils naturel (1757), we shall see the way that the idea of genius is represented by the association of characteristics that, at first sight, may seem to bear opposing ideas

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n29.03.p13

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9326

Palavras-Chave: Diderot, Gênio, Século XVIII, Estética

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions