SOY ELOÍSA Y TAMBIÉN SOY UN RÍO: EXCEDENTE DE SENTIDO EN INVOCACIÓN DE ELOÍSA DE GONZALO LIZARDO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 29 (2019): Edição Especial - Estética e Filosofia da Arte • Revista Kínesis
Autor: Maritza M. Buendía
Resumo:
Invocación de Eloísa, de Gonzalo Lizardo, contiene un tejido simbólico que conecta con lo sagrado, el mito y el amor/erotismo, zonas cargadas de excedente de sentido en palabras de Paul Ricoeur, Freud: una interpretación de la cultura. El funcionamiento de dichos conceptos, dentro de la novela, se explica mediante la propuesta hermenéutica de Gloria Prado (Creación, recepción y efecto), principalmente. El presente trabajo muestra la relación del personaje de Eloísa con otras figuras literarias: sirena, hada y bruja.
Abstract:
Invocación de Eloísa by Gonzalo Lizardo, contains a symbolic fabric that connects with the sacred, the myth and love/eroticism, charged zones of surplus of meaning, in words of Paul Ricoeur (Freud: una interpretación de la cultura). The operation of these concepts, within the novel, is explained by the hermeneutical proposal of Gloria Prado (Creación, recepción y efecto), mainly. This essay shows the relationship of the character of Eloísa with other literary figures: Siren, fairy and witch.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n29.04.p28
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9327
Palavras-Chave: Sentido, Símbolo, Literatura, Interpretación, Tejido
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions