TEMPORALIDADE E DESEJO EM MERLEAU-PONTY

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Jeovane Camargo

Resumo:

Neste artigo, procuramos mostrar a articulação entre temporalidade e desejo no que diz respeito à Fenomenologia da percepção. Tentamos ainda explicitar como a intenção significativa ganha uma nova possibilidade de compreensão ao ser articulada à noção de desejo enquanto “carência que procura se preencher”. Ao invés de ser concebida como a recaída de Merleau-Ponty no intelectualismo, a intenção significativa revela-se como uma das possibilidades da própria temporalidade. Por fim, estabelecemos um possível paralelo entre Merleau-Ponty e o pensamento de R. Barbaras em relação às suas concepções do desejo.

Abstract:

In this article, we seek to show the articulation between temporality and desire with regard to the Phenomenology of perception. We also try to explain how meaningful intention gains a new possibility of understanding by being articulated to the notion of desire as “lack which is asking to be made good”. Rather than being conceived as Merleau-Ponty's relapse into intellectualism, meaningful intention reveals herself as one of the possibilities of temporality itself. Finally, we establish a possible parallel between Merleau-Ponty and R. Barbaras's thinking in relation to their conceptions of desire.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.10.p152

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9137

Palavras-Chave: Intenção significativa, Temporalidade, Desejo

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions