PATHOS E JULGAMENTO: UMA NOTA SOBRE RETÓRICA, 1378a21-221
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis
Autor: Saulo Bandeira de Oliveira Marques
Resumo:
As emoções influenciam o modo como os seres humanos observam e julgam os eventos do Mundo. Cientes dessa relação entre sentir e julgar, os retóricos a têm explorado com o objetivo de, através das emoções, direcionar o julgamento do auditório em favor da tese por eles defendida. Em sua época, Aristóteles criticou a persuasão meramente emotiva em detrimento da argumentação persuasiva, apresentando, em sua "Retórica", o uso técnico das emoções como argumentos persuasivos. Em face dessa perspectiva, pretende-se apresentar o uso das emoções como argumentos retóricos, segundo a "Retórica". Nesse sentido, parte-se da concepção da retórica como techne, com ênfase nas provas persuasivas, para, em seguida, expor como a relação entre sentir e julgar é utilizada pela retórica.
Abstract:
The emotions influences on the way of people observe and judge the events of the world. Conscious of this relationship between feel and judge, the rhetoricians have explored it with the aim for guidance the audience’s judgment in favor of his claims. In his time, Aristotle criticized the merely emotional persuasion to the detriment of the persuasive argumentation, presenting in his Rhetoric the technical use of the emotions as persuasive arguments. In this perspective, I will intend to present the use of emotions as rhetorical arguments according to Rhetoric. In this sense, first I will from the conception of rhetoric as techn?, emphasizing the persuasive proofs; then I will explain how the relation between feel and judge is used by rhetoric.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.18.p291
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9146
Palavras-Chave: Aristóteles, Retórica, Julgamento, Pathos
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions