HERMENÊUTICA: O PROBLEMA DA COMPREENSÃO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 27 (2019): Edição Especial - Hermenêutica e Literatura • Revista Kínesis
Autor: Edimarcio Testa
Resumo:
O problema central da hermenêutica é o da compreensão. Este artigo explicita os principais elementos constitutivos da noção de compreensão, através de uma descrição simplificada de sua estrutura, a partir das abordagens da hermenêutica tradicional e da hermenêutica de Schleiermacher, Dilthey, Heidegger e Gadamer. Neste universo histórico, a noção de compreensão hermenêutica desdobra-se em três momentos, cuja especificidade se determina pelo predomínio de preocupações de natureza técnica, científica e filosófica. Embora cada preocupação tenha sua devida importância no âmbito da hermenêutica, elas se apresentam, historicamente, como momentos complementares e necessários para a compreensão do fenômeno hermenêutico, em sua totalidade.
Abstract:
The central problem of Hermeneutics is it of the understanding. This article explores the main constitutive elements about the notion of understanding, through a simplified description of its structure, using for that the approaches of traditional Hermeneutics and the Hermeneutics of Schleiermacher, Dilthey, Heidegger and Gadamer. In this historical universe, the Hermeneutic understanding has three different moments, whose specificity is determined by the predominance of technical, scientific and philosophical concerns. Although each concern has its importance in the context of Hermeneutics, they present themselves, historically, as complementary and necessary moments to comprehend the Hermeneutic phenomenon in its totality.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n27.02.p1
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8911
Palavras-Chave: Hermenêutica, Hermenêutica filosófica, Compreensão, Interpretação
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions