A INTERPRETAÇÃO DA LITERATURA DE HOMERO NA FILOSOFIA DE ALASDAIR MACINTYRE COMO CONTRAPONTO AO EU EMOTIVISTA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 27 (2019): Edição Especial - Hermenêutica e Literatura • Revista Kínesis
Autor: Jáder de Moura Fontenele
Resumo:
O artigo visa apresentar como o filósofo Alasdair MacIntyre interpreta a literatura grega da sociedade heroica, em especial nas obras Ilíada e Odisseia de Homero para apresentar como os indivíduos e a estrutura social da sociedade heroica são diferentes do eu emotivista enquanto produto da crise da linguagem moral moderna. A literatura homérica está para MacIntyre como um arquétipo de tradição que proporcionava aos seus membros uma expressão de vida particular e uma linguagem moral coerentes onde a moral e a estrutura social são uma coisa só, onde o indivíduo não está fragmentado dentro de si e que não precisa de simulacros para esconder quem na verdade é ou que deseja.
Abstract:
The article aims to present how the philosopher Alasdair MacIntyre interprets the Greek literature of heroic society, especially in Homer's Iliad and Odyssey works to present how the individuals and the social structure of heroic society are different from the emotivist self as a product of the crisis of modern moral language. Homeric literature is to MacIntyre as an archetype of tradition which gave its members an expression of private life and a coherent moral language where morality and social structure are one thing, where the individual is not fragmented within and not you need drills to hide who you really are or want.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n27.04.p31
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8918
Palavras-Chave: MacIntyre, Homero, Sociedade heroica, Eu emotivista, Virtude
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions