DIALÉTICA DO NÃO-SIGNFICADO EXISTENCIAL: UM ENSAIO SOBRE A DIALÉTICA DO TÉDIO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 26 (2019): Edição Especial - Ética e Filosofia Política • Revista Kínesis
Autor: Felipe Resende da Silva
Resumo:
Apropriando-nos de uma gama de diferentes pensadores (mas tendo como pedra angular, implícita e especialmente, a dialética negativa adorniana e a obra Dialética do Esclarecimento), o presente trabalho tem como objetivo ensaiar a construção dos termos gerais de uma ontologia do tédio a partir de um viés dialético. Para tanto, partimos da concepção que o tédio possui uma ligação profunda com a dinâmica histórica da razão: ele seria um tipo peculiar de sofrimento psíquico originado pelas deformações proporcionadas pela atividade irracional do esclarecimento. A partir desse viés, o seu caráter histórico (que alude a sua origem exclusivamente ao período moderno) poderia ser superado: a sua possível longevidade histórica (experienciada através das mutações conceituais do referido afeto, como taedium vitae e acedia, por exemplo) seria entendida não como um fenômeno metafísico, insondável ao conhecimento, mas enquanto persistência do sofrimento condicionado historicamente pela razão. Na parte final, oferecemos uma breve exposição de nosso modelo com base nos tempos presentes.
Abstract:
Appropriating ourselves of a range of different thinkers (but having as cornerstone the critical theory of society and, implicitly and especially, Adorno's negative dialectic and the Dialectics of enlighment), the present work aims to construct the general terms of an ontology of boredom from a dialectic perspective. For this, we will start from the conception that boredom has a deep connection with the historical dynamics of reason: it would be a peculiar type of psychic suffering originated by the deformations provided by the irrational activity of enlightenment. From this point, its historical character (which alludes to its origin exclusively to the modern period) could be overcome: its possible historical longevity (experienced through the conceptual mutations of that said affection, such as taedium vitae and acedia, for example) would be understood not as a metaphysical phenomenon, unfathomable to knowledge, but as a persistence of suffering historically conditioned by reason. In the final part, we offer a brief exposition of our model based on the present times.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.03.p17
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8754
Palavras-Chave: Tédio, Dialética, Teoria crítica
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