CRÍTICA AOS FUNDAMENTOS DO ESTADO MODERNO SEGUNDO MIKHAIL BAKUNIN
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 26 (2019): Edição Especial - Ética e Filosofia Política • Revista Kínesis
Autor: Rafael David ABRUNHOSA
Resumo:
O objetivo deste artigo é explicitar a crítica aos fundamentos políticos da sociedade burguesa desenvolvidas por Bakunin e, para tanto, demonstraremos o correlato entra a sociedade feudal e a nova sociedade estatal-capitalista, pois Bakunin desmistifica a ideia de ruptura entre essas duas sociedades, visto que apesar das importantes diferenças marcadas por essa transição, observa-se mais linhas de continuísmo do que de ruptura. Para que a liberdade e a democracia possam existir de fato é necessário a igualdade das condições materiais de existência, sendo esse o fundamento da crítica de Bakunin. Assim, os desdobramentos da teoria do pensador russo são determinados por estes pressupostos históricos, pressupostos estes que determinam sua análise da teoria do Estado moderno e o diferencia da análise de seus comteporâneos.
Abstract:
The purpose of this article is to make explicit the critique of Bakunin's political foundations of bourgeois society, and to do so, we will demonstrate the correlation between feudal society and the new state-capitalist society, for Bakunin demystifies the idea of rupture between these two societies, that despite the important differences marked by this transition, there are more lines of continuity than of rupture. For freedom and democracy to exist in fact, it is necessary to have equality of material conditions of existence, which is the basis of Bakunin's critique. Thus the unfolding of the Russian thinker's theory is determined by these historical presuppositions, which presuppose his analysis of the theory of the modern state and differentiate it from the analysis of its contemporaries.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.08.p107
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8759
Palavras-Chave: Estado, Modernidade, Bakunin, Democracia, Liberdade
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions