?REGNUM DEI INTRA VOS EST?: PARA UMA INTERPRETAÇÃO MUNDANA DO CRISTIANISMO A PARTIR DOS TEXTOS DO JOVEM HEIDEGGER
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis
Autor: Carlos Arthur Resende
Resumo:
Trata-se de uma tentativa de interpretação existencial da mensagem cristã contida nos Evangelhos Canônicos. Nesse sentido, procura-se de início compreender a noção heideggeriana de ser-aí (Dasein) em seu local de nascimento: uma leitura dos Evangelhos e das Cartas de Paulo. A partir disso, tem-se em vista que a interpretação do humano como existência articulada temporalmente tem fundamento naquilo que podemos chamar de evento messiânico: mais que um acontecimento escatológico, uma rearticulação temporal fundamental do existir, que convoca para as possibilidades próprias do mundo.
Abstract:
It’s an attempt at an existential interpretation of the Christian message contained in the Canonical Gospels. In this sense, we try to understand the Heideggerian notion of beingthere (Dasein) in his place of birth: a reading of the Gospels and the Letters of Paul. From this we have in view that the interpretation of the human as temporally articulated existence is based on what we may call a messianic event: more than an eschatological event, a fundamental temporal rearticulation of existence, which summons to the possibilities own of the world.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.06.p76
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8595
Palavras-Chave: Cristianismo, Mundo, Tempo, Existência
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions