EXISTE UMA LÓGICA DELEUZIANA?
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis
Autor: Alisson Ramos de Souza
Resumo:
O presente artigo pretende desenvolver a ideia de uma lógica na filosofia de Gilles Deleuze, a partir da subversão e perversão dos princípios da lógica tradicional, sobretudo, aqueles da lógica aristotélica. O princípio de identidade dá lugar ao princípio da diferença, que tem por consequência a crítica do fundamento; o “princípio do terceiro incluído” assume o posto do terceiro excluído, o que exige a exposição do conceito de vice-dicção; por fim, o princípio da não-contradição é substituído não pelo da contradição – o que o aproximaria da grande lógica hegeliana –, mas pela disjunção inclusiva. É a partir do paradoxo que a crítica do bom senso e do senso comum, as duas formas da doxa, instaura uma lógica das multiplicidades e uma topologia nômade.
Abstract:
This paper intends to develop the idea of a logic in Gilles Deleuze’s philosophy, from the subversion and perversion of the laws of traditional logic, mainly those of Aristotle’s logic. The law of identity is replaced for the law of difference, which consequently brings about a criticizing of the grounding; the “law included middle” takes over the position of the excluded middle, which requires the exposition of the concept of vice-diction; lastly, the law of noncontradiction is replaced not by that of contradiction - which would brings it closer to the Greater Hegelian logic - but the inclusive disjunction. Following the thread of paradox that critiques good sense and common sense, the two forms of doxa, establishes a logic of multiplicities and nomad topology.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.10.p149
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8599
Palavras-Chave: Deleuze, Princípio da diferença, Princípio do terceiro incluído, Disjunção inclusiva
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions