O RISO E OS JARDINS DA INTELIGÊNCIA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis
Autor: Heliakim Marques Trevisan
Resumo:
O presente artigo explora o conceito de cômico no livro O riso, de Henri Bergson, o qual é apresentado por pressupostos sociológicos e biológicos, distanciando-se de toda uma tradição teórica sobre as artes cômicas, de feições intelectualistas. Com isso, tem-se uma definição particular do cômico, distanciada de um emprego moralizante, porém com a função de regulador social, ou mecanismo inconsciente de correção das excentricidades. O riso, por ser um livro situado no meio da trajetória da obra de Bergson, antecipa ideias dos outros livros, tendo a virtude de agregar conceitos de todo o pensamento do autor. Com isso, pretende-se explorar a originalidade do posicionamento da questão sobre o riso, como instrumento de sociabilidade, e ao mesmo tempo compreendê-la pela intersecção das obras de Bergson.
Abstract:
The present article explores the concept of comic in Henri Bergson's book Le Rire, which is presented by sociological and biological presuppositions, distancing itself from a theoretical tradition about the comic arts, of intellectualist features. Therefore, there is a particular definition of the comic, distanced from a moralizing conception, but with the function of social regulator, or unconscious mechanism of correction of eccentricities. Le rire, because it is a book in the middle of the trajectory of Bergson's work, anticipates ideas from the other books, having the virtue to aggregate concepts of all the author's thought. Thus, we intend to explore the originality of the positioning of the question on laughter, as an instrument of sociability, and at the same time to understand it by the intersection of the works of Bergson.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.12.p184
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8601
Palavras-Chave: Cômico, Mecanismo, Sociabilidade, Vida, Arte
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions