O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ÓTICAS INTER E TRANSDISCIPLINAR: MEDIAÇÃO DIDÁTICA SOBRE A PROBLEMÁTICA ANTROPOLÓGICO-FILOSÓFICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Gilson Malta da Silva

Resumo:

Este artigo tem por objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa de mestrado. Investigou-se como um ensino de filosofia, proposto nas perspectivas inter e transdisciplinar, estava sendo organizado num Colégio? Realizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa cujos referenciais teóricos são Edgar Morin e Basarab Nicolescu. A metodologia consistiu em: pesquisa bibliográfica, análise documental e observação do ensino em sala de aula. Como técnica de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. As questões discutidas nesse artigo referem-se às aulas nas quais foram abordadas a primeira parte da temática ser humano. Concluiu-se, que o ensino da problemática em questão, se trata de uma multidisciplinaridade escolar “modesta”.

Abstract:

This article aims to disseminate the results of a master's research. It was investigated how a teaching of philosophy, proposed in the inter and transdisciplinary perspectives, was being organized in a College? A descriptive and qualitative research was carried out whose theoretical references are Edgar Morin and Basarab Nicolescu. The methodology consisted of: bibliographic research, documentary analysis and observation of teaching in the classroom. The analysis of data was used as the data analysis technique. The issues discussed in this article refer to the classes in which the first part of the human being subject was approached. It was concluded that teaching the problem in question is a "modest" school multidisciplinarity.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.07.p89

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8446

Palavras-Chave: Ensino de filosofia, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions