EM DEFESA DO ENSINO DA FILOSOFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT E THEODOR ADORNO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis
Autor: Wanderley José Deina
Resumo:
O artigo procura articular algumas ideias dos ensaios “Pensamento e considerações morais”, de Hannah Arendt, e de “Anotações sobre o pensar filosófico”, de Theodor Adorno, para sustentar a necessidade da permanência da filosofia no Ensino Médio como disciplina obrigatória. Respeitando as insuperáveis distinções entre os dois pensadores, procura explorar, além daquilo que é explicitado objetivamente em suas reflexões, um sentido comum de preocupação com o mundo, de respeito à democracia, de interesse pela educação e de dedicação à filosofia.
Abstract:
The article intends to articulate some of the ideas of Hannah Arendt's “Thinking and Moral Considerations” and Theodor Adorno's “Annotations on Philosophical Thinking” to support the need for the permanence of philosophy in High School as a compulsory subject. Respecting the insuperable distinctions between the two thinkers, it intends to explore, beyond what is objectively explained in their reflections, a common sense of care for the world, respect for democracy, interest in education, and dedication to philosophy.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.13.p196
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8453
Palavras-Chave: Filosofia, Ensino, Educação, Adorno, Arendt
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions