EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A TECNOLOGIA A FAVOR DA NATUREZA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 23 (2018): Edição Especial - Epistemologia e Filosofia das Ciências e da Tecno • Revista Kínesis

Autor: Henderson Bueno MARCHIORATO

Resumo:

A intersecção tecnologia, meio ambiente e educação é objeto de reflexão há algum tempo. Geralmente, tem-se de um lado uma crítica que vê a empresa da tecnologia como um mal necessário, mas ainda assim um mal. De outro lado, incluem a tecnologia como uma ferramenta didática que pode ser utilizada na escola, interpretação evidentemente pedagógica. Ambas nos parecem razoáveis. Porém, gostaríamos de apresentar sucintamente um ponto de vista positivo sobre a tecnologia que leva a reflexão sobre a educação ambiental para além dos muros da escola. Trata-se de pensar a educação ambiental desde uma concepção de educação mais abrangente: como conscientização. Nessa interpretação a tecnologia digital é o dispositivo que abre possibilidades de compreensão ética do meio ambiente. A tecnologia não será encarada como uma ferramenta (utilizada arbitrariamente); antes será um componente cotidiano extraescolar que mesmo sem a intenção de educar já atua educando. Neste sentido, a educação ambiental é “informalizada” na medida em que é informatizada pela transmissão digital de informações sobre a relação sustentável entre ser humano, sociedade e natureza.

Abstract:

The intersection of technology, environment and education has been the subject of reflection for some time. Generally, we have on one side a critique that sees the company of technology as a necessary evil, but still an evil. On the other hand, they include technology as a didactic tool that can be used in school, an obviously pedagogical interpretation. Both seem reasonable to us. However, we would like to succinctly present a positive point of view about technology that leads to reflection on environmental education beyond the walls of the school. It is about thinking environmental education from a conception of education more comprehensive: as awareness. In this interpretation digital technology is the device that opens possibilities for ethical understanding of the environment. Technology will not be seen as a tool (arbitrarily used); rather it will be an everyday extracurricular component that even without the intention of educating already acts educating. In this sense, environmental education is “informalized” insofar as it is computerized by the digital transmission of information about the sustainable relationship between human being, society and nature.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n23.08.p85

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8048

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Tecnologia. Mídias Informais.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions