A FALA E O GESTO INCORPORADOS E ATRELADOS À VIDA VIVIDA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Daniel Luporini de Faria

Resumo:

Como parte de um projeto abrangente acerca do universo simbólico de pacientes com esquizofrenia, este artigo, veiculado ao grupo de estudos em saúde mental (interfacesUNICAMP) procura tratar das relações complexas entre fala e gesto, numa perspectiva de sujeito incorporado e situado no mundo vivido, dentro do contexto geral da metafísica do filósofo Merleau-Ponty. Neste sentido, além de efetuarmos uma breve exposição das ideias do filósofo acima citado, nos deteremos, especificamente, nos trabalhos de McNeill (1992, 2000), onde a autora problematiza as relações entre gestos e fala, num processo de co-coordenação da linguagem “jogada” no fluxo da vida vivida.

Abstract:

As part of a comprehensive project on the symbolic universe of patients with schizophrenia, this article, addressed to the group of studies on mental health (interfacesUNICAMP), seeks to deal with the complex relations between speech and gesture, from a perspective of a subject incorporated and situated in the world lived within the general context of the metaphysics of the philosopher Merleau-Ponty. In this sense, in addition to giving a brief exposition of the ideas of the philosopher mentioned above, we will focus specifically on the work of McNeill (1992, 2000), where the author problematizes the relations between gestures and speech in a process of co-coordination of language in the flow of life lived.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.08.p58

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8065

Palavras-Chave: Corpo. Fala. Gestos. Vida vivida; Referenciação.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions