A INTERPRETAÇÃO FENOMENOLÓGICA DE ARISTÓTELES SEGUNDO O JOVEM HEIDEGGER (1919-1923)

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Flávia Neves Ferreira

Resumo:

Pretende-se identificar como se delineou a leitura fenomenológica de Heidegger sobre a filosofia de Aristóteles. A presente investigação gira em torno de responder: em que medida o projeto da fenomenologia hermenêutica de Heidegger se relaciona com a sua leitura de Aristóteles? A fim de alcançar o objetivo proposto, será realizado um percurso analítico descritivo: um corte sincrônico – correspondente às preleções dos anos 1919 a 1923 – do projeto filosófico de Heidegger. Busca-se, principalmente, articular o projeto filosófico a partir da sua leitura aristotélica com base no relatório enviado a Natorp, que data de 1922. Pode-se verificar que a partir da leitura originária e fenomenológica de Aristóteles, Heidegger fundamenta a sua fenomenologia hermenêutica da vida fática, na medida em que o filósofo alemão projeta na filosofia aristotélica o questionamento sobre o sentido do ser. Assim, Heidegger apresenta um conjunto temático em que se articulam os conceitos práticos de Aristóteles com o projeto de uma hermenêutica da factidade: a kínesis da vida fáctica, a phrónesis e sua relação com o cuidado, a urgência da prâxis frente ao teorético.

Abstract:

It is pretends to identify how Heidegger's phenomenological reading of Aristotle's philosophy was delineated. The present research turns to answer: to what extent does the project of Heidegger's hermeneutic phenomenology relate to his reading of Aristotle? To achieve the proposed objective, it will perform an analytical and descriptive percourse: a synchronic cut - corresponding to the lectures from 1919 to 1923 - of Heidegger's philosophical project. It is mainly sought to articulate the philosophical project from its Aristotelian reading based on the report sent to Natorp, which dates from 1922. It can be verified that the originary and phenomenological reading of Aristotle, Heidegger bases his phenomenological hermeneutics of phatic life, insofar as the German philosopher projects in Aristotelian philosophy the questioning of the sense of being. Thus, Heidegger presents a thematic set in which articulate the practical concepts of Aristotle with the project of a hermeneutics of factity: the kínesis of factual life, phrónesis and its relationship with care, the urgency of prâxis versus the theoretical.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.11.p97

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8063

Palavras-Chave: Fenomenologia hermenêutica. Vida fática. Filosofia aristotélica.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions