CRÍTICA E AUFKLÄRUNG NO PROJETO FILOSÓFICO DE FOUCAULT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Helrison Silva Costa

Resumo:

O ano de 1978 marca o aprofundamento de questões trabalhadas por Foucault e redimensionadas em um projeto filosófico centrado na ideia de crítica. Parte da compreensão do pensamento foucaultiano passa, portanto, por entender o projeto crítico do autor que se declara inserido na tradição inaugurada por Kant. No presente artigo, discutiremos as aproximações e divergências dessa em relação, a partir da distinção estabelecida por Foucault entre Crítica e Aufklärung. Nosso propósito é argumentar que a aproximação com Kant marca a formulação da crítica que assume como tarefa, no lugar de uma analítica da verdade, o exame localizado das relações recíprocas entre o poder, o sujeito e a verdade, consolidando-se genealogicamente como o modo efetivo da filosofia em atividade.

Abstract:

The year of 1978 marks the deepening of questions worked by Foucault and resized in a philosophical project that has the idea of critique as central. Part of understanding of foucauldian thought is therefore the critical project of the author who declares himself inserted in the tradition inaugurated by Kant. In this article, we will discuss the approximations and divergences of this in relation, from the distinction established by Foucault between critique and Aufklärung. Our purpose is to argue that the approach with Kant marks the formulation of critique that assumes as task, instead of an analytic of truth, the localized examination of the reciprocal relations between power, subject and truth, consolidating genealogically as the effective way of philosophy.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.13.p123

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8067

Palavras-Chave: Foucault. Crítica. Aufklärung. Genealogia.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions