MUNDO, CONHECIMENTO E TRANSCENDENTALIDADE: VÍNCULOS E DISTANCIAMENTOS ENTRE HUSSERL E DESCARTES A PARTIR DE UM MESMO PROJETO FILOSÓFICO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 21 (2017) • Revista Kínesis

Autor: José Fábio da Silva Albuquerque

Resumo:

O presente artigo trata o tema do projeto filosófico de Edmund Husserl. O desenvolvimento de uma Filosofia como ciência rigorosa é apresentado como uma retomada do projeto cartesiano de encontrar novos fundamentos filosóficos em consonância com as ciências empíricas dentro do paradigma galilaico. Para tanto, os conceitos de conhecimento, fundamentação, mundo e transcendentalidade são trabalhados como fio condutores que permitem identificar os pontos de aproximação e distanciamento entre os dois filósofos, esclarecendo, em linhas gerais, os aspectos que justificam o reconhecimento de que, mesmo ambos partindo de um projeto em comum, suas filosofias trilharam percursos distintos.

Abstract:

This article deals with the theme of Edmund Husserl's philosophical project. The development of a Philosophy as a rigorous science is presented as a resumption of the Cartesian project of finding new philosophical foundations in consonance with the empirical sciences within the Galilean paradigm. For this, the concepts of knowledge, foundation, world and transcendentality are worked as conductive threads that allow to identify the points of approximation and distance between the two philosophers, clarifying, in general lines, the aspects that justify the recognition that, of a joint project, their philosophies crossed different paths.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n21.07.p67

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7751

Palavras-Chave: Husserl, Descartes, Conhecimento, Mundo, Transcendentalidade.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions