DIAGRAMS AND ART: SOME THOUGHTS BASED ON PEIRCE AND DELEUZE
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 21 (2017) • Revista Kínesis
Autor: Vinicius Jonas de Aguiar
Resumo:
Nas últimas décadas, diversos estudos acerca dos diagramas têm buscado esclarecer em que sentido tal signo influencia e é parte do pensamento – não somente nos casos da matemática e da ciência, mas também no pensamento artístico. Gilles Deleuze, por exemplo, descreve o papel dos diagramas na arte de Francis Bacon. O filósofo americano C.S. Peirce, por outro lado, desenvolve o conceito de diagrama principalmente no contexto do pensamento científico. Tendo isso em mente, buscaremos argumentar que os dois filósofos não desenvolveram análises extensas sobre como os diagramas participam ou podem participar da criação artística. Com isso, esperamos mostrar a relevância das filosofias de Peirce e Deleuze, em especial do conceito de diagrama, para a compreensão das artes e da criatividade.
Abstract:
In the last decades, many studies on diagrams have endeavored to show how that kind of sign influences and is part of reasoning – not only mathematical and scientific reasoning but artistic reasoning as well. Gilles Deleuze (1925-1995), for instance, depicts the role of the diagrams in the art of Francis Bacon. The American philosopher C.S. Peirce (1839-1914), on the other hand, develops such concept mainly in the context of scientific reasoning. Bearing that in mind, we will argue that in both cases, the philosophers did not present a thorough analysis of how the diagrams are or might be part of the artistic creation. In that sense, we intend to show how relevant their philosophies and more specifically their thoughts on diagrams can be to the understanding of arts and creativity.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.19.p304
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7740
Palavras-Chave: Diagramas. Charles Sanders Peirce. Gilles Deleuze. Raciocínio Diagramático. Criação Artística.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions