MONISMO. ANÓMALO?: DONALD DAVIDSON E O PROBLEMA DA CAUSALIDADE MENTAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis

Autor: Diana Patrícia Couto

Resumo:

Em Mental Events, Donald Davidson propôs uma teoria que pretendia compatibilizar um monismo ontológico com a ausência de leis psicológicas estritas a que chamou de monismo anómalo. Neste artigo, analiso algumas das objeções que foram lançadas a esta teoria. Em particular, investigo se o monismo anómalo garante uma verdadeira eficácia causal ao mental. De forma a desenvolver tal propósito, começo por descrever a tese do monismo anómalo que visa a compatibilização de três princípios aparentemente opostos. Seguidamente, analiso a crítica de epifenomenismo segundo a qual o monismo anómalo não garante uma verdadeira eficácia causal ao mental. Argumento que embora esta crítica tenha sido assinalada por vários autores, ela não é válida. Por fim, afirmo que apesar desta objeção ser desacertada, o monismo anómalo não é uma teoria aceitável.

Abstract:

In Mental Events, Davidson presented a theory called anomalous monism whose main goal was to reconcile two theses: an ontological monism and the absence of strict psychological laws. In this paper, I discuss one of the objections that have been pointed out by several authors against this theory. For this purpose, I will begin by describing this theory in detail. Next, I shall analyze the epiphenomenal criticism according to which within this theory mental events are causally inert. I show why this objection is misguided and I end up this paper by arguing that anomalous monism is not an acceptable theory.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.06.p61

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7727

Palavras-Chave: Monismo anómalo. Causalidade. Eventos. Epifenomenismo. Descrições.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions