EPISTEMOLOGIA E ARQUEOLOGIA: FOUCAULT E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA FRANCESA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis
Autor: Fernando Gimbo
Resumo:
Trata-se de reconstruir tanto a relação da arqueologia de Foucault com a epistemologia histórica tal como praticada na França, assim como indicar suas principais diferenças. Para tanto, primeiramente o artigo mostra como ambas as investigações podem ser compreendidas como uma crítica filosófica da razão realizada a partir do confronto com a historicidade do saber positivo, isto é, com áreas externas à reflexão filosófica. Delimitado esse horizonte comum, sublinhamos a diferença entre arqueologia e epistemologia, diferença que se diz essencialmente de duas formas: (1) primeiramente, a partir da reivindicação por parte de Foucault de um nível de análise dos discursos que não diz respeito àquele referido pela historiografia da ciência francesa; (2) em segundo lugar, na recusa à posição judicativa reivindicada pela epistemologia. Refeito tal quadro de diferenças, o objetivo final é sugerir como Foucault - com a sua arqueologia - acaba por realizar tanto uma crítica à tradição da epistemologia francesa, sobretudo no que diz respeito a noção positivista de progresso histórico, quanto um alargamento de seus horizontes e temas a partir do conceito arqueológico de “saber” e de uma “história da verdade”
Abstract:
The aim of this article is to reconstruct the relationship of Foucault's archeology with historical epistemology as practiced in France, as well indicate their main differences. To do so, first the article shows how both investigations can be understood as a philosophical critique of reason carried out from the confrontation with the historicity of positive knowledge, that is, with outside areas of philosophical reflection. Delimited this common horizon, we stress the difference between archeology and epistemology, a difference that is said essentially in two ways: (1) first, from the Foucault’s claim of an analysis of discourse that does not exact relate to that reported by French science historiography; (2) second, the refusal of a judicative position claimed by epistemology. Remade this differences, the ultimate goal is to suggest how Foucault - with its archeology – at last accomplish a critique of the tradition of French epistemology, especially regarding the positivist notion of historical progress, as a broadening of their horizons and themes from the archaeological concept of "savoir" and a "history of truth."
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.08.p99
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7729
Palavras-Chave: Foucault. Arqueologia. Crítica. Epistemologia. Verdade.
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