TEMPO, MODALIDADE E LÓGICA TRIVALENTE EM PEIRCE E ?UKASIEWICZ
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis
Autor: José Renato Salatiel
Resumo:
A descoberta de sistemas formais polivalentes foi acompanhada de diferentes motivações filosóficas para o abandono da semântica bivalente e de teoremas da lógica clássica, como o Princípio do Terceiro Excluído. Neste artigo analisamos temas correlatos ao problema dos futuros contingentes, que motivou a criação da lógica trivalente de ?ukasiewicz, no contexto da filosofia de C.S. Peirce e da elaboração de suas matrizes trivalentes. Concluímos que as razões de Peirce para a adoção de um sistema formal trivalente, no âmbito da lógica do contínuo, o possibilitam tanto sustentar o indeterminismo aristotélico quanto evitar problemas relativos à abordagem modal de ?ukasiewicz.
Abstract:
The discovery of many-valued formal systems was followed by different philosophical reasons to reject the bivalent semantics and classical logic’s theorems, such as the Principle of Excluded Middle. In this article I analyze some issues related to the problem of future contingents, which motivated the creation of ?ukasiewicz’s three-valued logic, in the context of C. S. Peirce’s philosophy and his development of three-valued matrices. I conclude that Peirce’s reasons for the adoption of three-valued formal system, in the framework of the logic of continuity, allow him to sustain the Aristotelian indeterminism as well as to avoid the problems related to ?ukasiewicz’s modal approach.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.10.p151
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7731
Palavras-Chave: Lógica trivalente. Futuros contingentes. Modalidade. Determinismo. Fatalismo. Continuidade.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions