SOBRE SEGUIR REGRAS E O DEVER DE REFLEXÃO PERPÉTUA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis
Autor: Rafael Graebin Vogelmann
Resumo:
O principal objetivo deste texto é argumentar em prol da alegação de McDowell de que temos uma obrigação perpétua de refletir sobre o ajuste entre nossa visão de mundo e a realidade. Esta obrigação está atrelada à recusa da possibilidade do que ele chama de uma “visão lateral” da realidade. O argumento mais forte contra esta possibilidade é baseado nas considerações de Wittgenstein sobre seguir regras. Reconstruí-lo lançará luz sobre as alegações de McDowell sobre segunda natureza, porém, mais importante, tornará disponível uma concepção de objetividade que tem consequências interessantes sobre a conexão entre sensibilidade e racionalidade – mais especificamente, o argumento implica que nosso desenvolvimento como seres racionais e cognitivos é inseparável do desenvolvimento de nossa sensibilidade particular.
Abstract:
The main goal of this paper is to argue for McDowell's claim that we have a perpetual obligation to reflect upon the adjustment of our world-view to reality. This obligation is tied to the refusal of the possibility of what he calls a “sideways-on view” on reality. The most forceful argument against this possibility is based on Wittgenstein's rule-following considerations. Reconstructing it will shed some light on McDowell's claims about second nature, but, more importantly, it will make available a conception of objectivity which has interesting consequences regarding the connection between sensibility and rationality - more specifically, it entails that our development as rational and cognitive beings is inseparable from the development of our particular sensibility.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.14.p223
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7735
Palavras-Chave: Seguir Regras. Objetividade, Racionalidade. Sensibilidade. Segunda Natureza.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions