VALORES MORAIS, PLURALISMO E JUSTIFICAÇÃO EM J. S. MILL
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis
Autor: Bruno Botelho Braga
Resumo:
Meu objetivo neste trabalho é responder às seguintes questões: (i) J. S. Mill é um pluralista de valores? Se sim, quais são as características centrais de seu pluralismo? Para responder essas questões, dividirei meu texto em duas grandes partes. Em primeiro lugar, analiso aquilo que é tido como o Sumo Bem do utilitarismo, a saber, a felicidade geral, bem como apresento a famosa “prova” de Mill no intuito de explicar a razão pela qual a felicidade é o Summum Bonum. Em segundo lugar, exponho o hedonismo qualitativo de Mill e o papel dos juízes competentes dentro do arcabouço teórico de sua teoria do valor. Concluirei que, se avaliarmos os diferentes aspectos da ética de Mill individualmente, seremos tentados a concluir que se trata de um monismo. Contudo, se vista de maneira panorâmica, a ética de Mill é essencialmente pluralista.
Abstract:
My goal in this paper is to answer the following questions: (i) Is J. S. Mill a value pluralist? If so, what are the central features of his pluralism? To answer these questions I shall divide my text into two main parts. First I will analyze what is seen as the supreme good of utilitarianism, namely the general happiness, as well as Mill’s famous "proof" in order to explain why happiness is the Summum Bonum. Second I will expose Mill’s qualitative hedonism and the role of the competent judges within the theoretical framework of his theory of value. I conclude that if we evaluate the different aspects of Mill's ethics individually, we will be tempted to conclude that it is a monism. However if it is seen in a panoramic way, Mill's ethics is essentially pluralistic.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.20.p321
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7741
Palavras-Chave: Ética. Felicidade. Utilitarismo. Hedonismo. Pluralismo.
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