A TEORIA DA PRÁTICA DE PIERRE BOURDIEU: ENTRE ESTRUTURALISMO E FENOMENOLOGIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Anderson Aparecido Lima da SILVA

Resumo:

O presente artigo pretende elucidar momentos fundamentais da “filosofia da ação” desenvolvida por Pierre Bourdieu no que concerne centralmente à elaboração, aplicação e originalidade da noção de habitus. Noção esta que, calcada no paradigma de uma “teoria da prática”, visa elaborar uma teoria do mundo social capaz de dialogar, num afrontamento constante, tanto com o dito “objetivismo” (encarnado marcadamente no estruturalismo de Lévi-Strauss), quanto com o dito “subjetivismo” (cujo ponto de incidência privilegiado é a filosofia de Sartre), propondo um projeto singular que pode servir de base tanto a uma melhor compreensão da experiência dos agentes quanto à análise das dinâmicas de “incorporação” da dominação nas sociedades contemporâneas.

Abstract:

This article intends to elucidate some fundamental aspects of Pierre Bourdieu's “philosophy of action”, basically concerning the elaboration, implementation and originality of the idea of habitus. Shaped on the paradigm of a “theory of practice”, this notion aims at developing a theory of the social world apt to dialogue with both the so-called “objectivism” (notably represented by Lévi-Strauss' structuralism) and the so-called “subjectivism” (whose most incisive highpoint is Sartre's philosophy), henceforth outlining a distinguishing project, which can act as the basis for both a better comprehension of the agents experience and the analysis of the dynamics of "embodiment" of the domination in the contemporary societies.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.04.p31

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7695

Palavras-Chave: Filosofia da ação; teoria da prática; habitus; estruturalismo; fenomenologia; dominação.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions