DIALÉTICA DO SIGNIFICADO EXISTENCIAL: O QUE É ?SIGNIFICADO? E QUAL É A SUA ONTOLOGIA? A RAZÃO (VERNUFT) POR TRÁS DAS RAZÕES
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis
Autor: Felipe Resende da SILVA
Resumo:
Trata-se da tentativa de formular dialeticamente um conceito de significado da existência e expor sua base ontológica. Para tanto, partiremos dos momentos abstratos do significado (seu “para-si” e “em-si” desconectados) para posteriormente realizar uma síntese viva desses momentos (seu “em-si e para-si”). Em seguida, argumentaremos que essa síntese viva está sustentada por uma totalidade conceitual da Razão mediada tanto pelo princípio de identidade (em um certo nível) quanto pelo não-idêntico. Pela perspectiva do princípio de identidade, o significado se manifestaria na apropriação consciente do mundo pelo homem. Pela perspectiva do não-idêntico, o significado remeteria ao âmbito do inesperado – no não-pré- estabelecido, no momento lúdico e/ou estético. Tal dupla mediação constituiria a infinidade da significação – sua inesgotabilidade. Como aporte teórico básico teremos a Dialética Negativa de Theodor Adorno.
Abstract:
It is an attempt to dialectically formulate a concept of existencial meaning and expose its ontological basis. Therefore, we will start from the abstract moments of meaning (its "foritself" and "in-itself" disconnected) to subsequently carry out a living synthesis of those moments (its "in-itself and for-itself"). Then we will argue that this living synthesis is supported by Reason’s conceptual totality mediated by both the identity principle (at some level) and the non-identical. From the perspective of the principle of identity, the meaning would manifest itself through the conscious appropriation of the world by man. From the perspective of the nonidentical, the meaning would refer to the scope of the unexpected - in the non-pre-established, the playful and / or aesthetic moment. Such double mediation would constitute the infinity of meaning - its inexhaustibility. As theoretical basis we will use “Negative Dialectics” of Theodor Adorno.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.07.p82
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7698
Palavras-Chave: Razão. Significado. Dialética. Teoria Crítica.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions