O INSIGHT PRÁTICO NO JUSNATURALISMO DE JOHN FINNIS: UMA TESE SOBRE A AQUISIÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA MORAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: John Florindo de MIRANDA

Resumo:

Este trabalho apresenta a tese epistemológica de John Mitchell Finnis sobre a apreensão dos primeiros princípios da moral. Com base em uma interpretação específica de Aristóteles e Tomás de Aquino, Finnis sustenta que esses princípios são apreendidos pela razão através de atos de insight práticos sobre dados da sensibilidade e da razão teórica. A partir desses atos de insight práticos, a inteligência humana apreende uma série de primeiros princípios práticos que, de acordo com Finnis, são mais bem compreendidos através da concepção de lei natural de Tomás de Aquino. O presente texto se propõe a situar esse argumento dentro da teoria jusnaturalista de John Finnis e explanar os elementos que ele abarca, fornecendo uma visão jusnaturalista sobre como as faculdades humanas trabalham em conjunto com a experiência para a apreensão dos fundamentos da moral.

Abstract:

This work shows John Mitchell Finnis’s epistemological thesis about the apprehension of the first principles of morals. Based on a specific interpretation of Aristotle and Tomas Aquinas, Finnis maintains that those principles are apprehended by the human reason through acts of practical insight on data of sensibility and theoretical reason. By this acts of practical insight the human intelligence apprehends a range of first practical principles that, according to Finnis, are best understood through the Tomas Aquinas’s conception of natural law. So, this paper aims to situate that argument within John Finnis’s natural law theory and to explain the elements it evolves, providing a natural law vision about how the human capacities work together with experience in order to apprehend the foundations of morals.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.14.p181

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7705

Palavras-Chave: Insight prático. Lei natural. Nova Teoria da Lei Natural. Razão prática.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions