O ARGUMENTO DA ?ALMA CAMINHANTE?: MALEBRANCHE E O CARÁTER INDISPENSÁVEL DAS IDEIAS NA PERCEPÇÃO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis
Autor: Pedro Falcão PRICLADNITZKY
Resumo:
O artigo pretende analisar o argumento proposto por Malebranche, na Recherche de la verité, para estabelecer a necessidade das ideias na percepção. O argumento, que veio a ficar conhecido como o argumento da “alma caminhante”, introduz o conceito de ideia segundo Malebranche e a sua posição acerca das relações entre o ato de perceber e conteúdo percebido; além de ser o passo inicial da demonstração da visão em Deus, no livro III da Recherche. Desse modo, a sua interpretação adequada é de fundamental importância para a compreensão das teses propostas por Malebranche acerca da natureza da cognição humana. Em um primeiro momento, é apresentada a estrutura geral do argumento e as dificuldades interpretativas que ele suscita. Em um segundo momento, apresentamos e avaliamos o sucesso das diversas tentativas de solucinar as dificuldades que foram levantadas.
Abstract:
The present article intends to analyze the argument advanced by Malebranche in the Recherche de la verité for the establishment of the necessity of ideas in perception. As the first step of the demonstration of vision in God, at book III of the Recherche, the argument, that came to be known as the “walking mind” argument, introduces the concept of idea according to Malebranche and his position upon the relations among the act of perception e and its content. In this way, its adequate interpretation is of great importance for the comprehension of Malebranche’s theses about the nature of human cognition. At first, the general structure of the argument and the interpretative difficulties are presented. Then, in a second moment, we proceed to the presentation and evaluation of the attempts to solve such difficulties in the argument.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.16.p208
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7707
Palavras-Chave: Filosofia moderna. Teoria das ideias. Filosofia da percepção. Nicolas Malebranche.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions