GEORGE SARTON E THOMAS KUHN: PARA QUE SERVE UMA HISTÓRIA DA CIÊNCIA?
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 17 (2016): Edição Especial • Revista Kínesis
Autor: Amélia de Jesus OLIVEIRA
Resumo:
Na evolução da História da Ciência, muitos têm sido os esforços para especificar a finalidade dessa área do conhecimento. Ainda antes da constituição de uma disciplina autônoma, o que só viria a ocorrer na década de 50, diversos estudiosos se empenharam em prol da promoção dos estudos históricos do desenvolvimento científico, uma promoção que continua invariavelmente em escritos posteriores. Neste trabalho, discutimos as perspectivas de George Sarton (1884-1956) e Thomas Kuhn (1922-1996), buscando mostrar como, ao mesmo tempo em que discutem algumas justificativas em prol dos estudos históricos sobre a ciência, eles destacam o caráter inovador de suas propostas de trabalho. Ainda que vistas hoje como muito divergentes, essas propostas exibem alguns traços confluentes que desempenharam um papel significativo na discussão em defesa desse campo de estudos.
Abstract:
In the evolution of the History of Science, there have been many efforts to specify the aim of this field of knowledge. Even before its establishment as an autonomous discipline, which would only occur in the 50’s, several scholars had worked for the promotion of historical studies of scientific development, a promotion that invariably remains in later writings. This paper discusses George Sarton (1884-1956) and Thomas Kuhn’s (1922-1996) perspectives in order to show how they simultaneously seek to highlight the innovative character of their proposals of work and discuss some justifications in favor of the historical studies. Although their proposals are seen today as very different, they display some confluent aspects that played a significant role in the discussion in defense of this field of study.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n17.05.p64
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6438
Palavras-Chave: História da ciência.Filosofia da ciência. George Sarton. Thomas Kuhn.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions