REFLEXÕES META-FILOSÓFICAS DE UMA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA E INFORMACIONAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 17 (2016): Edição Especial • Revista Kínesis

Autor: Edna Alves de SOUZA

Resumo:

O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas características fundamentais daquilo que entendemos por ‘filosofar’, a partir de uma perspectiva pragmática e informacional, inspirada nas respectivas propostas de Wittgenstein e de Floridi. Acreditamos que o pensamento de Wittgenstein e de Floridi pode nos auxiliar a compreender o papel da linguagem no direcionamento de questões filosóficas concernentes à ação cotidiana. Será argumentado a favor da hipótese de que a concepção tradicional da filosofia como apenas um tipo de erudição sofisticada não dá conta de aspectos distintivos do fazer filosófico, enquanto uma atitude diante da experiência comum da vida. Concluiremos com a elucidação das razões de nossa defesa de uma forma de filosofia do senso comum.

Abstract:

This paper aims too reflect on some fundamental characteristics of ‘philosophy’, from a pragmatic and informational perspective, inspired by the proposals of Wittgenstein and Floridi. We believe that the thought of Wittgenstein and Floridi can help us understand the role of language in the direction of philosophical questions concerning the daily action. It will be argued in favor of the hypothesis that the traditional conception of philosophy as just a kind of sophisticated erudition does not account for distinctive aspects of the philosophical work as an attitude on the common experience of life. We will conclude with the elucidation of the reasons for our defense a form of philosophy of common sense.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n17.14.p236

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6447

Palavras-Chave: Meta-filosofia. Filosofia do senso comum. Linguagem. Atitude filosófica. Informação.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions