O INTELECTO E SEU OBJETO: POR UMA PERSPECTIVA UNIFICADA DA NOÉTICA DE AVERRÓIS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Allan Neves Oliveira SILVA

Resumo:

É amplamente conhecido que a doutrina do intelecto material de Averróis sofreu grandes revisões e recebeu seu acabamento final no Grande Comentário ao De anima, de Aristóteles, obra que exerceu enorme influência no ocidente latino, sobretudo pela teoria do intelecto material como uma substância separada e única para todos os homens. Em virtude disso, os estudos atuais sobre a noética de Averróis tendem a se centrar neste texto deixando de lado outras obras que o antecederam, ou fixando estas como expressões menores ou ultrapassadas de seu pensamento. Neste artigo, sustento que, a despeito de revisar a doutrina do intelecto material, Averróis, desde seu primeiro escrito sobre o De anima, a Epítome, tinha uma compreensão coesa sobre as noções apreendidas pelo intelecto, os inteligíveis, e já procurava adequar o estatuto dessas noções a sua noética. O objetivo é mostrar, mediante consistência terminológica vigente, que a concepção do estatuto dos inteligíveis é uma forte marca do pensamento rushdiano e que se modelou ao desenvolvimento de sua teoria do intelecto.

Abstract:

It is widely known that Averroes’ doctrine of the material intellect suffered great revisions and received its final completion in the Long Commentary on Aristotle’s De anima, work which exercised enormous influence on the Latin Western, above all in virtue of the theory of the material intellect as a separate substance and one for all men. Because of this, current studies on Averroes’ noetics tend to focus on this text leaving aside other woks which anteceded it, or determining these as minor or overpast expressions of his thought. In this paper, I sustain that, despite of the revision of the material intellect’s doctrine, Averroes, since his first writing on the De anima, has had a solid understanding about the notions apprehended by the intellect, the intelligibles, and aimed since then to suiting the status of these notions to his noetics. The purpose is to show, through a present terminological consistence, that the conception of the status of the intelligibles is a strong hallmark of Averroes’ thought and that it adapted to the development of his theory of the intellect.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.06.p65

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6416

Palavras-Chave: Inteligível. Intelecto. Averróis. Comentários ao De anima.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions