THEODOR ADORNO E O PROBLEMA DA (SEMI)FORMAÇÃO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Fábio Caires CORREIA

Resumo:

O projeto do esclarecimento (Aufklärung) era desencantar o mundo, substituir o “alegórico” por uma razão esclarecedora. Esse leitmotiv era fundamental para que o ser humano pudesse alcançar a sua autonomia e ter a coragem de usar o seu próprio entendimento (sapere aude). No entanto, este projeto fracassou. O esclarecimento, ao invés de conduzir o indivíduo à autonomia desembocou num processo de semiformação (Halbbildung) que provocou a perda da identidade e a reificação do individuo. O que hoje presenciamos, portanto, é resultado de um esgotamento da formação (Bildung). Nossa intenção, a partir de uma leitura da filosofia de Theodor W. Adorno é assinalar pontos de crítica ao atual sistema educacional que forma indivíduos para se submeterem passivamente ao processo de competitividade do mercado. A formação para a emancipação não é apenas um aparato ideológico, mas um desvelamento das condições do sujeito que é sujeitado, do sujeito que se sujeita e das possibilidades concretas do ousar saber, ocultas na ordem social vigente. Cabe a educação, portanto, através da crítica a Halbbildung, demonstrar as contradições existentes na formação social efetiva, propiciando, assim, sua própria emancipação.

Abstract:

The project of enlightenment (Aufklärung) was disenchant the world, replace the "allegorical", for an enlightening reason. This leitmotif was essential for the human being could achieve their autonomy and have the courage to use your own understanding (Sapere aude). However, this project failed. The enlightenment, instead of conducting individual autonomy, culminated in (semi)formation process (Halbbildung) that caused the loss of identity and the reification of the individual. What we now witness, therefore, it is the result of a breakdown of education (Bildung). Our intention, from a reading of the philosophy of Theodor W. Adorno is to point out critical points to the current educational system that forms individuals to submit passively to market competitive process. The formation for emancipation is not only an ideological apparatus, but an unveiling of the conditions of the subject who is subjected, the subject that subject and the concrete possibilities of daring to know, hidden in the prevailing social order. It’s up to education, therefore, through the criticism of Halbbildung demonstrate the contradictions in effective social, providing thus their own emancipation.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.09.p110

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6419

Palavras-Chave: Adorno. Bildung. Halbbildung. Emancipação.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions