AS PATOLOGIAS E O COMPORTAMENTO EM MERLEAU-PONTY: UMA OUTRA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENTRE A PARTE E O TODO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis
Autor: Alex de Campos MOURA
Resumo:
Neste ensaio, procura-se explicitar e discutir a compreensão da patologia e, com ela, do comportamento, proposta por Merleau-Ponty no início de sua obra. Por um lado, pretende-se mostrar o surgimento dessa temática no interior de sua reflexão e, por outro, mostrar como desde o início ela desempenha uma função e um sentido próprios, explicitando uma relação entre a parte e o todo que se afasta tanto do objetivismo quanto do intelectualismo, contribuindo para a configuração de um dos principais eixos de seu pensamento.
Abstract:
This essay tries to clarify and discuss the comprehension of pathology and behavior proposed by Merleau-Ponty at the beginning of his work. By one hand, we intend to show the emergence of this issue within his reflection and, by the other hand, to show how, since the beginning, it has a specific role and sense, indicating a relationship between the part and the totality that refuses both objectivism and intellectualism, contributing to the setting of one of the most important themes of his thought.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.11.p138
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6421
Palavras-Chave: Patologia. Comportamento. Sujeito. Objeto.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions