O INUMANO COMO LIMITE: UM ELEMENTO ÉTICO LIMITADOR NA BIOPOLÍTICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Itamar Soares VEIGA

Resumo:

este estudo trata da análise sobre o muçulmano desenvolvida por Agamben em seu livro O que resta de Auschwitz. O propósito é esclarecer as implicações do conceito de muçulmano tanto na ética como na política. O desenvolvimento centraliza-se no livro de Agamben, agregando também alguns elementos sobre o paradigma sócio-político atual através das contribuições Jonathan Crary e Alain Touraine. A conclusão mostra que o tema do muçulmano aponta para uma reflexão da política sob uma nova ética: uma ética que inclua o também o inumano, como um elemento: potencialmente realizável, embora não desejável e não desprezível em todo âmbito biopolítico.

Abstract:

This paper deals with the analysis of the Muslim developed by Agamben in his book What remains of Auschwitz. The purpose is to clarify the Muslim concept of implications both in ethics and politics. The development centers on the book by Agamben, also adding some elements about the current socio-political paradigm by contributions Jonathan Crary and Alain Touraine. The conclusion shows that the Muslim theme indicates a reflection of the policy under a new ethics: an ethics that includes also the inhuman, as a potential achievable, although not desirable and non-negligible element of every biopolitical context.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.12.p151

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6422

Palavras-Chave: Inumano. Biopolítica. Ética. Agamben.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions