CORREÇÃO GRÁFICA E OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO DIAGRAMÁTICO ?DÍGRAFOS DE GARDNER?
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis
Autor: Félix Flores PINHEIRO
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar o método diagramático de decisão para silogismos denominado “Dígrafos de Gardner”, apresentado por Sautter (2013). Tal método é uma modificação do método de Gardner (2001) para a Lógica Proposicional Clássica. Sautter (2013) mostra que seu método é capaz de representar todos os silogísmos válidos. Isso significa que o método é completo. Nossa análise focou na eficácia do método, buscando a demonstração da garantia de que um silogísmo inválido corresponde sempre a uma configuração inválida no método. Como resultado montamos uma prova gráfica disso. Essa prova corresponde a um caminho gráfico para demonstrar que o método é correto. Além disso, nossa análise resulta em uma descrição rígida dos componentes do método, como por exemplo suas configurações que correspondem à falácias e a presença de arranjos diagramaticos válidas pelo método derivadas do fenômeno da extensão conservativa.
Abstract:
On this paper, I objective to analyze the diagrammatic method of decision for syllogisms called “Gardner’s digraphs” and presented by Sautter (2013). This method is a modification of the Gardner’s (2001) method for the propositional calculus. Sautter (2013) shows how this method is capable to represent all the classic valid syllogisms. Therefore, the method is complete. I realize an analysis about the efficacy of this method, searching for how it ensures that an invalid syllogism is always invalid by the method. As result, I offer a graphic proof of this. This proof is a graphical way to show that the method is also sound. Furthermore, the analysis of “Gardner’s digraphs” results in a straight description about the elements of the method, e.g. the configurations that corresponds to fallacies and the valid diagrammatic arrangements that depend of conservative extension.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5715
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5715
Palavras-Chave: Dígrafos de Gardner. Raciocínio Diagramático. Correção Gráfica. Extensão Conservativa.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions