A RESPONSABILIDADE COMO FUNDAMENTO DA ÉTICA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis
Autor: Águeda Vieira MARTINELLI
Resumo:
Neste trabalho, procuramos analisar a maneira como o Eu é formado, completamente separado, em meio ao assustador há e a sua centralidade para a relação ética proposta por Levinas. Porque, para se relacionar com a alteridade mantendo-se si mesmo, é necessário que o Eu se forme no encontro com um mundo que amedronta e que alimenta. A subjetividade é constituída da responsabilidade que preenche o Eu quando encontra a alteridade. Esse encontro, essa relação, não forma totalidade, mas subverte as bases da filosofia: a filosofia tem seu princípio na relação e não na ontologia. Entendemos, então, que a ética funda o humano no ser humano.
Abstract:
In thiswork, we will analyze the constitution of Ego, completely separate, amid the scary there is, which is fundamental to the ethical relation propose by Levinas. Because, to maintain relationship with alterity, keeping up himself, it is necessary that the self is formed in the encounter with a world that scary and feed him. Subjectivity is constituted of responsibility that fills up self, when he encounter alterity. This meeting or this relationship it is not totality, but undermines the foundations of philosophy: philosophy has its beginning in the relationship and not in the ontology. We understand, then, that ethics founded the human in human being.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5717
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5717
Palavras-Chave: Responsabilidade. Eu. Outro. Ética. Relação
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions