MACKIE?S ERROR THEORY: A WITTGENSTEINIAN CRITIQUE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Robert VINTEN

Resumo:

I start by arguing that Mackie’s claim that there are no objective values is a nonsensical one. I do this by ‘assembling reminders’ of the correct use of the term ‘values’ and by examining the grammar of moral propositions à la Wittgenstein. I also examine Hare’s thought experiment which is used to demonstrate “that no real issue can be built around the objectivity or otherwise of moral values” before briefly looking at Mackie’s ‘argument from queerness’. In the final section I propose that Robert Arrington’s ‘conceptual relativism’, inspired by Wittgenstein, helps to make our use of moral language more perspicuous and avoids the problems faced by Mackie.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5441

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5441

Palavras-Chave: Mackie. Metaethics. Wittgenstein. Values. Objectivity. Nonsense.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions