O PROBLEMA DIFÍCIL DA CONSCIÊNCIA: O PROBLEMA DIFÍCIL DA ONTOLOGIA?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Lucas Nascimento MACHADO

Resumo:

Neste artigo, discutiremos, a partir do texto de Chalmers, O Enigma da Experiência Consciente, e do de Place, É a Consciência um Processo Cerebral?, em que medida o assim chamado por Chalmers de “o problema difícil da consciência” estaria vinculado ou mesmo confundir-se-ia com um ou mais problemas que, na verdade, teriam sua origem na ontologia, tais como “O que significa dizer que algo é?”, ou, ainda, “O que significa dizer que uma coisa é outra coisa?”. Nesse sentido buscaremos desenvolver a hipótese de que, por trás de muitas das dificuldades em torno do “problema difícil da consciência” estariam certos pressupostos ontológicos, cuja reformulação ou reconsideração poderiam abrir novos rumos para a reflexão sobre a consciência e a sua relação com os processos cerebrais. Em poucas palavras, discutiremos em que medida uma certa ‘virada ontológica’ que possivelmente, recorreria a uma ambivalência inerente à própria ontologia, poderia contribuir para avançar na compreensão sobre o que é a consciência.

Abstract:

In this article we shall discuss, through the text of Chalmers, The Puzzle of Conscious Experience, and the text of Place, Is Consciousness a Brain Process?, to what extent the so called by Chalmers “hard problem of consciousness” is connected or even indistinguishable from one or more problems that, in fact, have their origin in ontology, problems such as “What does it mean to say that something is?”, or even“What does it mean to say that one thing is another thing?”. With this in mind, we shall put forward the hypothesis that behind many of the difficulties around the “hard problem of consciousness” lies certain ontological presuppositions, which, if reformulated or reconsidered, could open new venues of reflection about conscience and its relationship to brain processes. In short, we shall discuss to what extend a certain “ontological turn” which would possibly resort to an ambivalence inherent to ontology itself could contribute to advance our comprehension about what is consciousness.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5449

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5449

Palavras-Chave: Consciência. Ontologia. Independência Ontológica. Independência Lógica, Experiência.

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