A SUPERIORIDADE RACIAL EM IMMANUEL KANT: AS JUSTIFICAÇÕES DA DOMINAÇÃO EUROPEIA E SUAS IMPLICACÕES NA AMÉRICA LATINA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis
Autor: Ricardo Juozepavicius GONÇALVES
Resumo:
Objetivamos realizar um estudo sobre as ideias de Immanuel Kant acerca do conceito de raça proposto em alguns de seus textos, analisando as afirmações de “inferioridade” dos povos ditos “selvagens”, especialmente quanto aos povos americanos, bem como as motivações do autor para seguir e tentar justificar a linha de raciocínio de uma suposta superioridade europeia ante os outros povos. Esse pensamento pode ter influenciado a forma como o eurocentrismo se propagou pelo mundo, tendo a filosofia de Kant como importante suporte, principalmente no campo do direito. Buscamos, portanto, apresentar e analisar suas afirmações sobre superioridade racial e quais foram as consequências e influências dessas ideias na herança filosófica deixada por Kant, confrontando as ideias do autor com produções recentes sobre racismo, eurocentrismo e neocolonialismo.
Abstract:
We aim to conduct a study of the ideas of Immanuel Kant about the concept of race proposed in some of his texts, analysing the claims of "inferiority" of those peoples called "wild", especially the American people, as well as the author's motivations to follow and try to justify the line of reasoning of a supposed European superiority against other peoples. This thought may have influenced how Eurocentrism has spread around the world, and the philosophy of Kant as an important support, especially in the field of law. We seek present and analyse their statements about racial superiority and what were the consequences and influences of these ideas in the philosophical legacy of Kant, confronting the author's ideas with recent productions on racism, eurocentrism and neocolonialism.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5452
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5452
Palavras-Chave: Kant. Raça. Racismo. Neocolonialismo. Eurocentrismo.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions