DEBATE DESDE A CAVERNA SOBRE O TRIÂNGULO: FILOSOFIA, VALESCA POPOZUDA E PRESIDENTE DA ABF
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis
Autor: Ricardo Cortez LOPES; Júlio César BALDASSO
Resumo:
Esse ensaio busca pensar a filosofia e o filósofo para o “senso comum” através da análise do caso em que a cantora Valesca Popozuda foi concebida como uma pensadora por parte do professor de filosofia da rede pública, Antônio Kubitschek. Argumentaremos que as críticas são oriundas de um pensamento moderno específico, o qual a filosofia é estruturada inconscientemente a partir dos conceitos de Sagrado e de Campo. Vamos observar também como alguns filósofos acabam por ressoar as concepções, seja para se legitimar ou seja por comungarem do pensamento anteriormente aludido.
Abstract:
This essay searches to think the philosophy and the philosopher for the “common sense” through the analysis of the case which the singer Valesca Popozuda was conceived as a thinker by a philosophy teacher from the Brazilian public school system, Antônio Kubitschek. We will argue that the criticism is coming from a specific modern thought, which the philosophy is structured unconsciously from the concepts of Sacred and Field. We will also see how some philosophers eventually resonate conceptions, being to legitimize or commune by the previously alluded thought.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4794
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4794
Palavras-Chave: Valesca Popozuda. Campo. Sagrado,.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions