LINGUAGEM, COMPORTAMENTO E MENTE NO MITO DE JONES DE WILFRID SELLARS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Marcelo Masson MAROLDI

Resumo:

Nos anos de 1950, Wilfrid Sellars procurou apresentar os erros da concepção clássica de “mente”, sugerindo em seu lugar uma abordagem centrada na análise da linguagem pública. Em sua proposta, a linguagem não é o veículo do pensamento, estados mentais não são absolutamente privados e o acesso imediato, por introspecção, é enganador. Essa formulação teve profundas implicações nas pesquisas sobre linguagem e mente da filosofia analítica. Este artigo analisa e discute a reconceituação dos episódios mentais a partir do “mito de Jones”, ficção sugerida por Sellars para expor algumas de suas ideias sobre pensamento, linguagem e comportamento.

Abstract:

In the 1950s, Wilfrid Sellars soughtto present the errors of the classical conception of mind, suggesting instead an approach that is based on the analysis of public language. In thisproposal, the language is not the vehicle of thought, mental states are not absolutely private, and immediate access by introspection is misleading. That accoun thas had important implications for the language and mind research in analytic philosophy. This paper discusses Sellars's reconceptualization of mental episodes inthe myth of Jones”, a fiction created to expose the Sellars's ideas about the thinking, language and behavior.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4797

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4797

Palavras-Chave: Sellars. Mente. Linguagem. Comportamento. Ryle. Mito de Jones.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions