SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DA VIDA ?ALÉM-TÚMULO? PARA EPICURO E LUCRÉCIO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Rogério Lopes dos SANTOS

Resumo:

O objetivo do presente trabalho é apresentar os argumentos de Epicuro contra a crença em uma vida além-túmulo. Epicuro se opôs a essa crença porque ela culminava no medo da morte, mais especificamente no medo de castigos divinos. No intuito de dissipar esse fator de perturbação mental, Epicuro desenvolveu a tese de que a “morte nada é para nós” (ο?δ?ν πρ?ς ?μ?ς), pois, uma vez que representa a privação dos sentidos (α?σθησις), a morte surge como o fim da possibilidade de nos relacionarmos com o mundo. Com esse raciocínio Epicuro pretendia mostrar a impossibilidade de uma cisão entre ‘corpo’ e ‘alma’ (ψυχ? psych?) na qual seria possível (para quem assim acreditava) uma existência da alma sem o corpo. Veremos como os argumentos de Epicuro se desenvolvemmediante três considerações: (a) a crítica de Lactâncio em relação a tese deEpicuro; (b) de que modo ocorre a relação entre corpo e psych?, segundo Epicuro, no intuito de mostrar a impossibilidade de uma separação entre esses dois compostos atômicos; (c) de que modo ocorre a relação entre corpoe psych?, segundo Lucrécio, a partir dos conceitos animuse anima.

Abstract:

The objective of this paper is analyze the arguments of Epicurus against the belief in an afterlife. Epicurus opposed to this belief because it culminated in fear of death, specifically in fear of divine punishment. In order to address this factor of mental disorder, Epicurus developed the thesis that death is nothing to us(πρ?ς ο?δ?ν ?μ?ς) because, as it represents sensory deprivation (α?σθησις), death comes as the end the possibility of relating with the world. With this reasoning Epicurus meant to show the impossibility of a split between bodyand soul(ψυχ? -psych?) in which it would be possible (for those who so believed) an existence of soul without the body. As will be shown, the arguments of Epicurus develop by three considerations: (a) the critical Lactantius regarding the thesis of Epicurus; (b) how is the relationship between bodyand ψυχ?, according to Epicurus, in order to show the impossibility of separation between these two atomic compounds; (c) how is the relationship between bodyand ψυχ?, according to Lucretius, from animus and anima concepts.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4799

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4799

Palavras-Chave: Epicuro. Lucrécio.????????. ????.Animus.Anima.

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