AS FUNÇÕES PROIBITIVO-REFERENCIAL E REVERSIVOTRANSFORMACIONAL DA NOÇÃO HEIDEGGERIANA DE INDICAÇÕES FORMAIS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Juliana MISSAGGIA

Resumo:

Esse artigo examina as chamadas “funções” das indicações formais heideggerianas, tal como desenvolvidas pelo filósofo nos anos 20. Primeiramente, é apresentado o modo como a função proibitivo-referencial e a função reversivo-transformacional desempenham um papel fundamental no projeto elaborado por Heidegger nesse período. A seguir, são analisadas suas implicações filosóficas, como a modificação da concepção tradicional de fenomenologia e sua aproximação do aspecto existencial da atividade filosófica.

Abstract:

This article examines the so-called "functions" of Heideggerian formal indications, as developed by the philosopher during the 1920’s. Firstly, is presented how the referring-prohibitive function and the reversing-transforming function play a key role in the project elaborated by Heideggerin this period. Next, are analyzed its philosophical implications, as the modification of the traditional conception of phenomenology and its rapprochement to the existential aspect of philosophical activity.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4800

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4800

Palavras-Chave: Heidegger. Indicação Formal. Função Proibitivo-referencial. Função Reversivo-transformacional.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions