EM TORNO DA TEORIA DAS EMOÇÕES DE SARTRE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Renato dos Santos BELO

Resumo:

Sartre publica o Esboço de uma teoria das emoções em 1940. A obra é parte de um objetivo mais amplo de revisão de toda a psicologia. O texto se insere no projeto mais amplo de apropriação da fenomenologia de Husserl já apontado em obras anteriores. Nesse artigo acompanharemos esse texto de Sartre e sua maneira de compreender as emoções fenomenologicamente.

Abstract:

Sartre publishes Sketch for a theory of emotions in 1940.This work is part of a broaderobjective: thereview of all psychology. The text is part of a broader project of appropriation of Husserl's phenomenology already pointed out in previous works. In this article we will follow the text of Sartre and his way of understanding the emotions phenomenologically.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4553

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4553

Palavras-Chave: Psicologia. Fenomenologia. Emoções.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions