O PENSAMENTO DA IDENTIDADE NA GÊNESE DO FETICHISMO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis
Autor: Fábio César da SILVA
Resumo:
O que proponho nesse artigo é demonstrar interpretativamente alguns pontos de conexão entre os termos pensamento da identidade e o fetichismo na filosofia de T. W. Adorno (1903-1969). Essa conexão é parte de uma elaboração, ou uma ampliação, do conceito de fetichismo na filosofia adorniana cuja evidência surge a partir de duas perspectivas interpretativas: [i] por uma interpretação externa à filosofia de Adorno, tal como uma história filosófica do conceito; e [i.i.] por uma interpretação interna à sua filosofia, considerando o fetichismo como elemento de constelação de seu pensamento e, consequentemente, demonstrando sua conexão com o pensamento da identidade. Enfim, nesse artigo me aterei a essa interpretação interna à filosofia de Adorno, usando a obra Dialética Negativa (1966), bem como a obra Dialética do Esclarecimento (1947), escrita em parceria com M. Horkheimer (1895-1973), a fim de atingir o objetivo proposto.
Abstract:
What I propose in this article is to demonstrate interpretively some connection points between the terms unitary thoughtand fetishism in T. W. Adorno’s philosophy. This connection is part of a development, or an extension, of the concept of fetishismin the Adornian philosophy in which the evidence comes from two interpretive perspectives: [i] by an external interpretation of the Adorno’s philosophy as a philosophical history of the concept; and [ii] by an internal interpretation of his philosophy, considering fetishismas constellationof element of his thought and consequently demonstrating its connection with the unitary thought. In the end, I will focus this internal interpretation to the Adorno’s philosophy, using the work Negative Dialectics(1966), and the Dialectic of Enlightenment(1947), written with M. Horkheimer (1895-1973) in order to achieve the proposed aim.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4555
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4555
Palavras-Chave: Pensamento da Identidade. Fetichismo. T.W. Adorno. Teoria Crítica.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions