AS LEITURAS QUE MICHEL FOUCAULT FEZ DE ADAM SMITH: UMA BREVE HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Claudio Vinicius Felix MEDEIROS

Resumo:

São duas as obras de Foucault privilegiadas neste estudo: As palavras e as coisas, de 1966, e Nascimento da biopolítica, de 1979. Uma das razões pelas quais é possível criar linhas diagonais de interpretação entre estes dois momentos da obra de Foucault é que em ambos os textos ele se debruça sobre a economia política de Smith, com um rigor tamanho que nos pareceu possível extrair daí o esboço de uma breve história do pensamento econômico. O objetivo deste artigo é esboçar esta história, definir as condições de emergência da economia política na epistèmê moderna, entender simultaneamente em que medida a economia assumirá a função de base de cálculo que irá impor à razão governamental moderna uma modalidade nova de limitação dos seus desígnios.

Abstract:

There are two works by Michel Foucault privileged in this study: Les mots et les choses, 1966, and Naissance de la Biopolitique, 1979. One of the reasons why it is possible to create diagonal lines of interpretation between these two moments of Foucault's work is that in both texts he focuses on the political economy of Smith, with such a rigor that seemed possible to draw from thisa brief sketch ofthe history ofeconomic thought. The goal of this article is to sketch this story, to define the conditions of emergence of political economy in the modern epistèmê, to understand simultaneously to what extent the economy act as the basis of calculation which will impose to the modern gouvernementalité a new mode of limitation of its purposes.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4560

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4560

Palavras-Chave: Filosofia Contemporânea. Filosofia Política. Michel Foucault. Economia Política. Adam Smith.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions